segunda-feira, 18 de maio de 2015

Salta, Maria!


Ama-te a ti primeiro.
Ontem descobri que estás à sombra quando o céu está azul, Maria. Que estás sentada quando precisas de apanhar o comboio, da vida. Ontem, figuradamente, olhei para ti e descobri que não estás a viver. E de que mais precisas? Vou-te contar um segredo: às vezes precisamos de ter espelhos especiais. Que nos obriguem a olhar para nós. Não para o cabelo, não para o quanto gostávamos de ser diferentes, não para a nossa maquilhagem. Espelhos que nos obriguem a olhar para os nossos olhos. Os verdadeiros. Os que falam com o coração e se movimentam através das nossas vontades e dos nossos sonhos. Maria... Quantas vezes deixas-te que os teus sonhos passassem ao lado? Quantas vezes calas-te o que o teu coração gritava? Aprende Maria. Que a vida é uma aprendizagem. E que sentada quando precisas de andar não vai fazer com que saias do sítio. Desse que teimas em dizer que é o teu sítio. Maria. sabias que podíamos ter vários sítios?  Que o coração de alguém também pode ser um sítio teu? Pensa. Nas vezes em que quiseste avançar. Nas vezes em que te apetecia, para além do sorriso e do olhar que silenciosamente mandas, falar. Expressar-te. Correr atrás. De alguém. De algum lugar. De alguma borboleta. Nas vezes em que não avançaste quando o querias. Maria. Isso é estar à sombra. E estar à sombra só é bom quando já sentis-te o calor que é estar ao sol. Quero que me leias. E que percebas o quão a vida pode ser bonita. Mesmo os dias estando feios. Mesmo quando estamos à sombra, mas só na situação em que te falei. Depois de aproveitares os calores que a vida nos pode dar. As alegrias que daí advêm. A paz e o conforto que disso são consequência. Tens saudades destas consequências? Então salta, Maria! Mesmo que a maioria do que é teu grite para que fiques naquilo que julgas ser o teu conforto. Salta. E agarra os momentos que a vida te quer dar. Porque ela quer dá-los a toda a gente. E tu, por estares à sombra por teres desistido do sol, pensas que não és dona deles. Mas és. O melhor que podemos ser está na essência de gostarmos daquilo que somos. E quando aprendemos a ser o melhor que somos reparamos que o mais mágico é querermos ser donos da vida. Dos olhares. Dos sentimentos. Da paz interior. Dos sorrisos que nos escapam quando ninguém nota. Lembra-te que a vida é uma montanha russa. Daquelas que só quem vive pronto para queimar ao sol e tremer ao frio é capaz de a seguir. E o mais importante: lembra-te que a tua pele é o teu melhor caminho. Que é ela quem te veste. Por detrás de todas as loucuras e de todos os pensamentos que possas ter. E sabes que são muitos. Ainda mais desde que desaprendes-te a viver... Maria, ama-te.
A ti primeiro.
Só assim podemos avançar.

9 comentários:

  1. Um texto para ler, reler e interiorizar! Obrigada por esta partilha tão incrível e carregada de verdade

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Obrigada linda.
    Adorei este texto. Muito especial para mim. Preciso de me lembrar disto mais vezes. Preciso de saltar! :) beijinhos

    ResponderEliminar
  3. *
    Está a decorrer um passatempo no meu blogue, até dia 16/06, para quem gosta de escrever e receber presentes. Participa! (:

    ResponderEliminar
  4. Que mensagem tão importante em palavras tão bem escritas. Faz-nos pensar que nesta vida muitas vezes temos de arriscar e saltar (:

    ResponderEliminar
  5. Ás vezes as pessoas acomodam-se com medo de sair da sua zona de conforto, de ir para o desconhecido, de arriscar, de ver mais além. Acomodam-se de tal forma que muitas vezes passam-se anos e nem se apercebem que estão infelizes assim. Acomodam-se pelos mais variados motivos e no final já estão tão habituados a isso que nem percebem que estão a arranjar entraves e desculpas esfarrapadas para não viverem. Mas é preciso sair, arriscar, aprender a apreciar o sol que há lá fora e que nos aquece a alma :) e nunca nos esquecer-mos que só amando-nos incondicionalmente é que poderemos amar verdadeiramente as outras pessoas ;)

    ResponderEliminar
  6. Que todas as Marias possam ler este texto. Que todas as Marias se amem e possam viver. Que todas as Marias saltem!

    ResponderEliminar
  7. Obrigada pela força destas palavras!! :)

    ResponderEliminar
  8. Que palavras tão cruas e ao mesmo tempo tão doces.
    Os teus textos têm magia.
    Adorei mesmo :)

    ResponderEliminar

Até Já

A minha foto
Apaixonada pela vida. Escrevo sempre que a inspiração regressa a mim. Prosa, poesia. Esta última é o meu mais recente amor. Sou apaixonada pelas pessoas que me rodeiam. Passeio pelo mar, pelas montanhas, pelas ruas da cidade. Tenho um grande amor por animais, especialmente pelo meu cão Pantera. Sou engenheira química e trabalho como gerente comercial Têxtil. Em breve vou publicar o meu primeiro livro de poesia! Dedicado ao anjo mais bonito que tenho, a minha Mãe.